Liga odontológica à base de Prata / Paládio
Elektra é uma liga odontológica à base de prata / paládio, clinicamente comprovada e com propriedades excepcionais para uso em próteses metaloplásticas.
Indicações: onlays, overlays, coroas ¾, coroas unitárias, pontes e pinos intrarradiculares entre outros.
Composição: Ag: 58.3; Pd: 25; Cu: 14.7
• Fácil fundição e acabamento
• Cor Branca
• Alongamento: 8%, Densidade: 10.4 g/cm³, Módulo de elasticidade: 81 (Mpa); Dureza Vickers: 185
• Intervalo de fusão: 865 – 990 °C
• Temperatura de fundição: 1045 – 1105 ºC
Dicas para o uso da liga Elektra
O peso do enceramento junto com o sprue vai determinar o peso do metal a ser usado. Veja a fórmula de conversão de cera: peso x densidade = gramas de metal.
Temperatura de queima sugerida:
Revestimento de alta fusão: 650-760C/1200-1400F
Revestimento de baixa fusão: 480-540C/900-1000F
Depois de soldar ou de algum tratamento térmico, remova os resíduos de óxido e de fluxo faça o acabamento e polimento da estrutura com borrachas para acabamento.
Recomendação para Soldas e Fundentes:
Solda: Solda de baixa fusão White Gold; .585 solda fina
Fluxo: Bondal
Material para solda a Laser: Laser C&B White
Instruções de Uso
• Escultura em cera: Elementos unitários devem ter, após o desgaste uma espessura mínima de 0,3mm, pilares de pontes 0,5mm. Conectores requerem uma dimensão vertical a maior possível para fornecer resistência ideal, a dimensão horizontal deve corresponder a 2/3 da vertical. O desenho da estrutura metálica deve seguir a técnica usual de metalocerâmica, assegurando um espaço máximo de 2 mm para aplicação da porcelana.
• Colocação de Sprues: Use os sprues tri-wax da Williams ou outro sistema de sprues unitários com câmaras de compensação ou barras para pontes. A barra ou câmara de compensação deve ser mais grossa em seção transversal do que a parte mais grossa da restauração que estiver alimentando. Mantenha a câmara de compensação ou a trave da barra no centro térmico do revestimento, e as restaurações a aproximadamente 5 mm do topo. Em casos de restaurações grandes e/ou pesadas é recomendado o uso de condutos (sprues) de resfriamento.
• Inclusão / Evaporação: Use Sure-Vest ou outro revestimento cerâmico de alta fusão, seguindo as instruções do fabricante. Temperatura de queima sugerida: 750-820/1380-1510F.
• Fundição: Use um cadinho de quartzo para alta temperatura, pré-aquecido no forno de anéis. Se for usar a técnica de chama aberta, use o Magic Wand da Williams ou outro maçarico de orifício múltiplo. Regule a pressão para 10 psi de oxigênio e 5 psi para o gás (GLP). Coloque o metal na parte mais aberta do cadinho e mantenha-o na região da redução atmosférica da chama (entre os cones interno e externo). Não utilize fundente. Após a fundição, deixe esfriar sobre a bancada até atingir a temperatura ambiente.
• Re-utilização da liga: em caso de re-utilização use no mínimo 50% de liga nova.
• Preparo da superfície do metal: Use discos e pedras de óxido de alumínio para desgaste. Faça o acabamento da superfície do metal com pedras e discos de óxido de alumínio não contaminante. Jateie com óxido de alumínio para conseguir um acabamento final (uma granulação de 50 microns resulta em uma superfície acabada ideal). Recomenda-se a pressão de 75psi (5.2 Kgf/cm2). Segure a restauração a 4-5 cm da ponta do jateador, para garantir que a pressão seja suficiente para remover as marcas deixadas pelo desgaste. Limpe em limpador ultrassônico com água destilada por 5 minutos, ou utilize jato de ar quente, para remover partículas dos materiais de desgaste e do óxido de alumínio.
• Oxidação: leve ao forno e aqueça de 650ºC (1200F) a 925ºC (1700F), sem vácuo; mantenha por 5 minutos. Remova, aguarde o resfriamento e proceda a aplicação do opaco.
• Queima do opaco:
– Primeira camada: até no máximo 980ºC (1795F); mantenha por um minuto.
– Segunda camada: até no máximo 970ºC (1780F); mantenha por um minuto.
• Tratamento térmico: para obter uma dureza de 230, aqueça a 540ºC (1000F) por 15 minutos. Remova e deixe resfriar naturalmente ou resfrie em água, como convier.
• Soldas e fundentes recomendados:
– Pré-Solda: Solda Golden Ceramic – não use fundente.
– Pós-solda: Sondas Williams de baixa fusão – fundente bondall.
Efeitos colaterais
Poderão ocorrer casos de sensibilidade ou alergias aos componentes desta liga. Podem ocorrer efeitos galvânicos entre tipos diferentes de liga, no mesmo ambiente oral.