Cuidar da mente, do corpo e do espírito tem sido fundamental para o bem estar do indivíduo. Nesse sentido, a prevenção e diagnóstico precoce têm se mostrado cruciais na medicina.
Na ODONTOLOGIA não poderia ser diferente. O diagnóstico por imagem é uma especialidade na odontologia utilizada para obter-se o máximo de informações sobre a região a ser avaliada. Os principais exames por imagem são radiografias periapicais, bite wing, panorâmicas e a tomografia computadorizada.
Radiografias periapicais
Radiografias periapicais são utilizadas para auxiliar na análise, diagnóstico e tratamento de diversas condições orais, quer sejam enfermidades ou possíveis anomalias na arcada dentária. Através delas é possível visualizar a coroa, a raiz, os ligamentos periodontais, o osso alveolar e estruturas anatômicas de 1 a 3 dentes, no máximo.
O exame periapical é indicado para avaliar a presença de cáries dentais, lesões ao redor da raiz, cistos, anomalias em raízes, osso alveolar, controle endodôntico, diagnóstico de traumas oclusais e avaliação de implantes dentários.
Radiografias bite wings
Radiografias bite wings ou interproximais são utilizadas para auxiliar no diagnóstico de cáries interproximais em estágios iniciais, antes que elas tornem-se visíveis ao exame clínico e de cáries secundárias, sob restaurações, que poderiam escapar em radiografias periapicais. As imagens coletadas incluem a coroa dos dentes superiores e inferiores e a crista alveolar numa mesma película de filme. Esse exame também é útil para avaliar a condição periodontal e presença de cálculo nas áreas interproximais.
Radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica permite uma visão geral da arcada dentária do paciente em uma única imagem. Ela auxilia na localização de dentes supranumerários, dentes inclusos, impactados, corpos estranhos, alterações e fraturas ósseas, cistos, infecções e tumores. Esse exame também é utilizado para planejar tratamentos ortodônticos, implantes e próteses.
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada odontológica, também chamada de cone beam ou tomografia de feixe cônico ou tomografia volumétrica é um método de diagnóstico por imagem tridimensional, 3D, que permite obter a reprodução da face em qualquer dos três planos do espaço ( altura, largura e profundidade ) da região a ser avaliada. Suas imagens são muito completas e, por isso, esse tem sido o exame que mais cresce nas solicitações profissionais para auxiliar no diagnóstico de implantodontistas, cirurgiões bucomaxilofaciais e outras especialidades com o objetivo de identificar processos patológicos, cistos e tumores, avaliação de traumas faciais, fraturas, trincas na raiz, investigação de canais de dentes, articulação temporomandibular, nervos, seios paranasais, dentes inclusos, avaliação da integridade e extensão das corticais ósseas, planejamento de implantes dentários, avaliação exata da quantidade de osso no local que vai receber o implante, indicando se haverá necessidade ou não de enxerto ósseo prévio. A tomografia computadorizada pode, também, ser usada para gerar arquivos que sejam convertidos em protótipos, reproduzidos em impressoras 3D, para um diagnóstico e planejamento mais precisos ainda.
Toda essa riqueza de detalhes das estruturas anatômicas reduz o risco de complicações e proporciona maior segurança e precisão durante os procedimentos cirúrgicos e demais tratamentos. Além de tudo isso, os dentistas podem utilizar a tomografia computadorizada para acompanhar o progresso do tratamento em diferentes momentos, avaliar a eficácia dos procedimentos realizados e fazer ajustes, se necessário.
Fonte de pesquisa:
https://www.dviradiologia.com.br
https://www.newimagemdiagnostico.com
Cirurgiã Dentista e Analista Comportamental
thiana@labordental.com.br