© Labordental Ltda. Todos os direitos reservados.

Av. Aratãs, 164 - São Paulo - SP - 04081-000
Tel.: (11) 5542.5855 
contato@labordental.com.br
Desenvolvido por

Assine nossa Newsletter!

Dica Clínica

Xp-endo Shaper

> Home > Biblioteca > Dica Clínica > Xp-endo Shaper
Taila Chaves, CD
Consultora Técnica Labordental
taila@labordental.com.br
A endodontia vem evoluindo muito nos últimos anos com o propósito de facilitar a terapia endodôntica, através de novos equipamentos, instrumentos e tecnologias. O uso de instrumentos rotatórios de níquel-titânio já é uma realidade em muitos consultórios no mundo, entretanto a redução da quantidade de instrumentos utilizados em cada sequência é um fator importante para se atingir os objetivos endodônticos em um menor tempo, porém com a mesma qualidade de tratamento.

XP-endo Shaper é um instrumento inovador, de moldagem, de amplo espectro. Sua proposta é simplificar radicalmente as diferentes etapas do tratamento endodôntico. É um instrumento único “One File Shaper” de diâmetro ISO 30 e conicidade 01 (30/.01), que pode se expandir ao ser inserido no canal alcançando a conicidade .04, configurando um preparo de diâmetro 30/04 em um único instrumento.

XP-endo Shaper foi idealizado a partir da união de duas tecnologias exclusivas da FKG:a liga NiTI MaxWire® e a ponta Booster Tip.  A liga NiTi Maxwire possui uma superelasticidade e memória de forma, reage a diferentes níveis de temperatura. Ela se expande dentro do canal, ativado pela temperatura corpórea. A ponta Booster Tip funciona como um guia para penetração do instrumento, possui seis arestas afiadas na ponta, semelhante a uma ponta de lápis. A ponta Booster Tip possui metade do diâmetro do instrumento, permitindo assim dar início ao preparo após uma exploração inicial (glide Path) de no mínimo ISO 15, para alcançar diâmetro final de ISO 30, com um único instrumento.

XP Endo Shaper possui um formato de “cobra” e pode ser utilizado em contra-ângulos endodônticos ou em motores endodônticos elétricos rotatórios, com o menor torque possível (< 1N) e alta velocidade em torno de 800 a 1000 rpm. Antes de se utilizar o XP Endo Shaper, se faz necessário realizar previamente o glide path até no mínimo um instrumento 15.02 (em canais calcificados/estreito e muito curvos, pelo menos até um instrumento 10.04). Em seguida deve-se Inserir a ponta do XP-endo® Shaper no interior do canal e retraí-la ligeiramente para acionar a rotação. Progredir lentamente até o comprimento de trabalho, através de movimentos suaves. Caso o CT não seja alcançado após 3 a 5 movimentos, interromper o processo, irrigar, verificar a permeabilidade e reiniciar o procedimento com XP-endo® Shaper. O instrumento nunca deve ser forçado, e deve ser sempre mantido em rotação e em movimento enquanto estiver no canal. Ao atingir o CT, irrigar e efetuar 10 movimentos suplementares de vaivém com o instrumento, longos e suaves; são estes movimentos que irão configurar o diâmetro e conicidade de 30.04 ao canal. Aplicar o seu protocolo de irrigação convencional. Recomenda-se a utilização de XP-endo® Finisher para a limpeza final. Obturar com guta-percha de diâmetro ISO 30 e conicidade 04.

Graças a este instrumento único, o tratamento é facilitado, o tempo de tratamento é reduzido, o risco de erros e acidentes é radicalmente minimizado e a estrutura radicular é preservada. A modelagem se torna um processo simples, seguro e rápido.
Siga-nos!
Faça sua busca: