© Labordental Ltda. Todos os direitos reservados.

Av. Aratãs, 164 - São Paulo - SP - 04081-000
Tel.: (11) 5542.5855 
contato@labordental.com.br
Desenvolvido por

Assine nossa Newsletter!


A FKG Dentaire SA é uma empresa suíça especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos destinados ao ramo dentário, particularmente à endodontia. A empresa é um exemplo genuíno da diversificação da indústria-mãe da região em que está situada, o arco do Jura franco-suíço, região historicamente e intimamente ligada à relojoaria. Trata-se de um modelo de desenvolvimento e de aplicação atual do savoir-faire dos antigos relojoeiros, e da importância da inovação no setor da microtécnica. À época de sua fundação, a metrópole relojoeira de La Chaux-de-Fonds sofria duros golpes com a crise econômica mundial de 1929. No ano de 1931, em busca de novas alternativas, Willy Flückiger, técnico dental, em parceria com seu amigo Julien Huguenin, mecânico de precisão, fundou uma sociedade para iniciar uma produção regular.

Inicia-se assim a produção de artigos para relojoaria e para prótese. A logomarca triangular com as
três letras FKG existe desde então, e a explicação provável para a marca é uma abreviação do
nome Flükiger J. Huguenin.
Após a morte de Flükiger, em 1968, a FKG se torna uma sociedade anônima.
Para ler todos os documentos em formato PDF, você precisa baixar um programa visualizador de PDF. Nós sugerimos o Adobe ® Acrobat ® Reader, disponível gratuitamente no: www.adobe.com .
Nota: Versões disponíveis para todos os sistemas operacionais.
> HomeFornecedores > FKG
Em 1989 Jean-Claude Rouiller assume a posição de responsável administrativo da empresa que, um ano mais tarde, passaria por uma cisão: os setores de relojoaria e odontologia se transformam em duas empresas autônomas. Em 1994 a empresa do setor odontológico Flückiger & Huguenin Dentaire S.A. passa a denominar-se FKG Dentaire S.A., tendo como administrador e acionista majoritário o Sr. Rouiller.

É o início de uma era de sucesso em moto contínuo, apoiado sobre investimentos importantes, trabalho árduo de prospecção de novos mercados, e um desenvolvimento intensivo de pesquisa, sob a direção técnica de Olivier Breguet. A FKG se especializou na fabricação de instrumentos para endodontia. Limas tipo lentulo, tipo K e Hedstroem, mandris, pivôs, pinos para obturação, matrizes, extirpa-nervos e sondas são parte da gama de produtos.

Durante muito tempo o aço carbono e o aço inox dominaram o setor de instrumentos para canal, até que em 1996 a FKG iniciou a produção de instrumentos em níquel-titânio (NiTi), liga caracterizada por um efeito de memória morfológica, e dotada de grandes atributos de flexibilidade e elasticidade.
O conhecimento prático e o avanço tecnológico acumulado ao longo dos anos foram fatores determinantes para a nova era em endodontia: o tratamento com instrumentos rotatórios de ação contínua .
Diversas invenções e patentes vieram a coroar todos estes anos de pesquisa e desenvolvimento, dando à FKG status internacional. Entre as soluções inovadoras trazidas pela FKG, podemos citar o sistema de controle integrado do número de utilizações de um instrumento, oferecendo ao usuário um método de avaliação do estado de usabilidade do instrumento, podendo utilizá-lo com segurança até o último momento de vida útil. Ou ainda um dispositivo eletrônico de identificação de instrumentos.

Antes de ser lançado, todo produto novo passa por estudos clínicos, e a FKG é parceira das maiores universidades ao redor do mundo, que são também sua referência.

A política comercial da FKG visa a satisfação de seus clientes, e por isso prioriza a fabricação de seus produtos dentro de um rigoroso sistema de qualidade desde o controle da entrada, operação, intermediário e final. É feito também um controle periódico nos equipamentos de controle, para garantir a qualidade e validação dos produtos.


A FKG possui os seguintes certificados:
ISO 9001 / ISO 13485 / SN EN 46001 / CE0120


O sucesso crescente e constante da empresa a levou a adaptar sua capacidade produtiva, com a produção de equipamentos próprios e a ampliação da fábrica. Em 2007 foi inaugurada a nova sede da empresa em Crêt-du-Locle, para abrigar o efetivo de 112 pessoas que atualmente compõem o quadro de colaboradores da FKG.
Siga-nos!
Faça sua busca: