Doenças na gengiva

As doenças que atacam diretamente a gengiva podem estar ligadas a presença da placa bacteriana e são classificadas em dois grandes grupos: Gengivite e Periodontites.

Gengivite

A gengivite é a inflamação que deixa a gengiva vermelha, inchada e com leves sangramentos quando se faz a escovação ou come algum alimento. Também está associada ao mau hálito e o tártaro. Em alguns casos mais elevados, a gengiva inchada pode cobrir os dentes.

Periodontites

Essas inflamações atingem as estruturas que suportam os dentes no osso. São, geralmente, acompanhadas pela gengivite sendo que, em seu estágio inicial, nem se nota a diferença entre ambos os problemas e, dessa forma, a pessoa só observa a periodontite quando já está muito avançada. Os dentes começam a ficar frouxos e mudar de posição, além da presença de pus, o mau hálito é constante e podem ocorrer casos de dor.
A gengivite são as inflamações que deixam
a gengiva vermelha
> Home > Blog > Doenças na gengiva

O tratamento desses dois problemas que surgem nas gengivas é feito através do controle da placa por parte do paciente, escovando os dentes adequadamente e utilizando fio dental diariamente. Com isso, o profissional da periodontia fará a eliminação da placa bacteriana associada à periodontite.