Bebidas isotônicas podem causar erosão dentária

Um estudo, realizado pela Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia de Miami (EUA), mostra o consumo excessivo de bebidas isotônicas, que contêm principalmente carboidratos, sódio e potássio, pode promover uma condição conhecida como erosão dentária.

Dentre as bebidas isotônicas mais comuns, encontramos as esportivas, que ingeridas após atividade física, fazem com que o organismo absorva rapidamente os componentes, promovendo uma rápida reidratação.

“Erosão ácida é uma forma de desgaste dental causado por ácidos que enfraquecem a superfície do esmalte do dente. Quando o esmalte dental, superfície dura do dente, é exposto aos ácidos de alimentos, bebidas ou do estômago, ele amolece temporariamente e perde parte do seu conteúdo mineral. A saliva ajuda a neutralizar a acidez, restaura o equilíbrio natural da boca e lentamente remineraliza o esmalte dentário. Entretanto, como o processo é lento, se o ataque ácido ocorrer com frequência, o dente não tem tempo de se recuperar, declara a tutora de odontologia do Portal Educação, Christiane Toriy.
O interessante é esperar pelo menos 30 minutos para a escovação
> Home > Blog > Babidas isotônicas podem causar erosão dentária

Os pesquisadores usaram no estudo, dentes de boi, por causa da semelhança com os dentes humanos. Os dentes foram cortados ao meio e, uma parte foi imersa em água e, a outra em isotônicos. Observando as duas partes em microscópio e por meio de testes químicos, os cientistas notaram um aumento significativo no amolecimento e na erosão nas partes mergulhadas em isotônicos.

O problema pode ser mais grave ainda, se o usuário escovar os dentes logo após o consumo das bebidas. O esmalte estaria amolecido, deixando os dentes mais suscetíveis aos cremes dentais. O interessante é esperar pelo menos 30 minutos para a escovação. Existem produtos que neutralizam a acidez dos isotônicos, porém é sempre importante consultar o dentista antes de qualquer ação.